Os barcos tradicionais portugueses foram desaparecendo ao longo das últimas décadas, por isso, actualmente existe um projecto, chamado de projecto DOMA, para recuperar essas embarcações e voltarem a navegar. Este projecto, proposto pela Associação das Indústrias Marítimas, irá fazer com que alguns dos estaleiros onde estes barcos foram construídos sejam transformados em museus vivos. Será criada a marca BATE (Barco Atlântico Tradicional Europeu) que certifica a qualidade dos materiais utilizados na sua construção e a autenticidade dos respectivos planos navais. Para além disso, também está a ser planeada a realização de uma grande regata internacional, onde poderão participar e há intenção de criar pacotes turísticos integrados, com viagens costeiras nestes barcos e visitas aos estaleiros onde são construídos.
A seguir serão apresentados alguns dos barcos tradicionais portugueses mais famosos e característicos, começando pelo barco poveiro e passando depois por vários diferentes estilos de barcos tradicionais existentes em Portugal. Também serão apresentados alguns dos barcos tradicionais de diferentes países e alguns barcos industriais.
Barco Poveiro
Quando se iniciaram estudos profundos sobre o barco poveiro (ou lancha poveira) e as suas origens nos anos 60, chegou-se à opinião de que o barco poveiro seria um descendente dos barcos dos Vikings, os quais surgiram na Galiza e noroeste Português, em grande quantidade, durante o séc. IX e X. Com a influência mediterrânica, o barco foi sendo modificado até chegar ao chamado “barco poveiro”. As dimensões variam dos 4 aos 16 metros, onde as grandes pescavam pescada, as médias eram utilizadas na pesca da raia e as pequenas iam à sardinha e à faneca. Também se podem observar as siglas poveiras (neste caso chamado de divisas) neste tipo de barco (fig. 4 e fig. 5).
Eles são construídos segundo o método escandinavo de primeiro formar e unir as pranchas laterais ao fundo e só depois reforçá-las com as chamadas cavernas. As pranchas são sobrepostas, o que forma o chamado casco trincado, pois não é liso. No entanto a construção destes barcos em madeira tem progressivamente diminuído, tal como a sua importância como actividade geradora de emprego e riqueza, em detrimento dos barcos a motor e tecnológicos.
4- Representação de siglas poveiras (divisas) num azulejo que representa a "Ala-Arriba!" ("Asa-Acima" - isto é, o arrasto dos barcos para a praia pela comunidade). |
Outros Tipos de Barcos Tradicionais Portugueses
Mas não existe apenas um tipo de barco pesqueiro. Na realidade existem barcos pesqueiros e artesanais das mais variadas formas e feitios. Vejamos alguns exemplos:
Ø Barca da Ericeira;
Ø Baleeira;
Ø Canoa de Espinel;
Ø Falua de passageiros;
Ø Varino;
Ø Mercantel ou saleiro;
Ø Barco Rabelo;
Ø Moliceiro;
Ø Muleta do Seixal ou Muleta de Tartaranha.
A seguir, vamos falar destes barcos com mais pormenor.
Barca da Ericeira
Também denominada como "Lancha" é uma pequena embarcação destinada a pesca tradicional.
Bom dia,
ResponderEliminarA nossa empresa fez um protocolo com o município de Lagoa (Algarve), no qual proporcionamos um estaleiro "museu" e a recuperação para 4 embarcações tradicionais repartidas pelas praias do concelho onde outrora havia tradição das mesmas. Previa-se que as embarcações para alem de efetuarem saídas com escolas, autoridades, etc. também pudessem efetuar passeios marítimo-turisticos para obter uma forma de sustento das mesmas, o que lamentavelmente não foi autorizado pelo Sr. Comandante da Capitania.
Assim sendo este projeto não vingou o que em meu entender é uma lastima.
Cumprimentos,
Nuno von Baselli