domingo, 15 de maio de 2011

Lazer

Existem diversas formas de lazer relacionadas com o mar, no qual a Póvoa de Varzim é privilegiada.
Segundo a câmara municipal, 38% da população da Póvoa de Varzim pratica desporto, um valor superior à média nacional. Os desportos mais populares são o futebol e a natação.

 1- Marina da Póvoa de Varzim.   

O Meeting Internacional da Póvoa de Varzim, em piscina de longo curso, é umas provas europeias de Inverno que serve de avaliação para os mundiais em natação pura, e este encontro realiza-se no complexo de piscinas municipais pertencente à Varzim Lazer, uma empresa municipal que gere outros equipamentos desportivos que se encontram no norte da cidade. Também a Marina da Póvoa, perto do porto marítimo, oferece várias actividades desportivas desenvolvidas pelo Clube Naval Povoense, em especial vela, pesca desportiva, pólo aquático e bodyboard. O Troféu Costa Verde, entre a Póvoa de Varzim e Viana do Castelo, é uma das regatas organizadas pelo clube e o Rally Portugal é um evento de vela e exploração da costa ocidental ibérica. A Marina da Póvoa é abrigada e é uma paragem para as embarcações de recreio que estejam a explorar a costa ocidental ibérica.


Outros Desportos marítimos



Existem diversos outros tipos de desportos de lazer que podem ser experimentados no mar e que proporcionam momentos de adrenalina e divertimento, e para além disso também ajudam a manter a forma. Aqui ficam alguns deles: bodyboard, um desporto acessível e admirado, o skimming, uma mistura de diversos desportos radicais,   o sandboard, sempre na crista da areia, não das ondas, ou o wakeboard, a velocidades incríveis. Também existem o surf, windsurf e kitesurf.

Windsurf


O windsurf, ou prancha à vela, é uma modalidade olímpica de vela. No mundo, o Hawai, Ilhas Canárias e praias do Caribe são considerados óptimos lugares para a prática do windsurf. É praticado com uma prancha idêntica à prancha de surf e com uma vela entre 2 e 5 metros de altura e consiste em planar sobre a água utilizando a força do vento. O windsurf é uma actividade física que desenvolve a resistência muscular.

Surf

O surf, originário das ilhas Polinésias, é hoje um desporto radical muito popular que desafia a potência das ondas e o nosso equilíbrio, fazendo-nos deslizar na crista da onda, em pé, sobre uma prancha.

Bodybord

O desporto que deu origem ao bodyboard era conhecido no Havai como paipo-board. No fundo, é um bodyboard mais erudito fabricado de madeira. Mais tarde, os reis havaianos, e apenas eles construíram pranchas maiores, autênticos troncos, para andar "de pé" nas ondas, uma forma de se distanciarem da plebe. Os nativos em geral continuaram a usar o paipo para se divertirem, algo que veio até aos nossos dias, até à invenção da prancha de surf.

O paipo esteve na obscuridade durante algumas décadas, até que o engenheiro químico e surfista americano Tom Morey deu cara nova ao desporto. Aperfeiçoando a ideia dos nativos, Morey, que morava no Havai, recriou um paipo usando a primeira prancha de espuma de polietileno. Chamou-lhe bodyboard. Depois uma multinacional americana comprou os direitos de produção e passou a fabricá-la em grande escala.
O resto da história é largamente conhecido: o bodyboard rapidamente ganhou milhares de praticantes, dentro e fora do mundo "surf", por ser um meio mais seguro, divertido e acessível.







 

Mas para aqueles que não pretendem esforçar-se com estes desportos também existem barcos de recreio ou cruzeiros, no qual podem descansar, apanhar banhos de sol e divertirem-se.

Sem comentários:

Enviar um comentário